quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIVERSIDADES NAS ORGANIZAÇOES


A diversidade é uma fonte valiosa de inovação.



Políticas de diversidade têm impacto direto na performance da empresa. Quanto mais ampla é a variedade cultural, sexual, religiosa, etária e educacional dos funcionários, maiores as chances dessa organização ter bons resultados. A diversidade é uma fonte gratuita de inovação. Basta aproveitar as idéias que os empregados têm.
Vamos conhecer alguns benefícios que uma boa mistura pode trazer para um bom desempenho dentro das organizações.

DESENVOLVER A INTELIGENCIA CULTURAL
É preciso ter entendimento das culturas e nos ambientes mais distintos. Essa competência é cada vez mais exigida dentro das organizações.




REUNIR PESSOAS DIFERENTES

Na hora da contratação não escolher pessoas com o perfil igual ao seu, e sim buscar  pessoas com outros pontos de vista, outras vivências. “Quem traz pessoas diferentes para sua equipe tem mais chances de corrigir erros e enxergar outras soluções.”





Mantenha uma amostra da clientela na equipe


Se você tiver na equipe uma amostra da diversidade dos consumidores dos produtos de sua empresa, possivelmente terá mais facilidade para conhecer e atender suas necessidades e expectativas. “Quando há pessoas diferentes num time, há mais idéias e sugestões para impulsionar os negócios e satisfazer os clientes em várias partes do mundo”



Promova o respeito

Não basta reunir pessoas diferentes se suas opiniões e questionamentos não forem levados em consideração. Para superar os conflitos, que não são raros em ambientes em que há diversidade, é preciso colocar o respeito acima de tudo. “Ter pessoas diferentes numa equipe não significa ter diversidade. É necessário que suas contribuições sejam levadas em conta”,




Saia do seu mundinho

O primeiro passo para aprender com a diversidade é entrar em contato com pessoas diferentes de você. Aproveitar a diversidade que existe na cidade para aprender o novo e mudar “o pensamento”.




A diversidade como valor se fortalece com o movimento de responsabilidade social corporativa e é parte dos interesses da sociedade, contribuindo para a superação das desigualdades. É a busca de oportunidades iguais e de respeito à dignidade de todas as pessoas.

Combater o preconceito, trabalhar para eliminar a desigualdade e incentivar a diversidade nas empresas são posturas éticas e de responsabilidade social. Fazem parte de um princípio básico de cidadania, que visa assegurar a cada indivíduo condições para desenvolver plenamente suas aptidões, talentos e potencialidades. Com isso, as oportunidades e as chances de trabalho se equiparam e os diferentes se tornam iguais em potencialidades.

As diferenças em termos de raça, etnia, sexo, pessoas com deficiência, classe social, nível educacional, cultural e demais sujeitos que fujam da norma convencional, geram ainda resistência e preconceitos.
Valorizar a diversidade é um diferencial, é algo que torna a empresa competitiva e humana. As pessoas fazem e são as empresas. Aceitar, constatar e respeitar as diferenças não é suficiente, é preciso valorizar–las.




Nenhum comentário:

Postar um comentário