terça-feira, 22 de maio de 2012

ASSÉDIO MORAL



É a exposição dos seus colaboradores a situações constrangedoras durante a jornada de trabalho, ao contrario do que pensam o assédio moral não acontece apenas do chefe para um subordinado, mas também ocorre de um colega para outra sendo eles da mesma equipe. Isso acontece por causa de aumento salarial e/ou melhor, avaliação de desempenho. Onde também pode ocorrer é através de ameaças de não oferecer ou atrasar informação relevantes para um bom desempenho do trabalho.

Considerando isso nós da empresa NOVVA CONSULTORIA elaboramos um projeta para a empresa SOLO RICO EMPREENDIMENTOS, situada em São Paulo. O projeto foi realizado de uma forma preventiva, primeiro foi feito uma revisão no código de ética interna e com isso foi feito uma politica de conscientização com palestras, cartilha informativa e alguns folhetos com algumas dicas para que se evite o assédio moral. E por ultimo enfatizamos no código de ética sobre as regras e punições para quem desrespeitar o que o mesmo pede e com foco na questão do RESPEITO com o seu colega. Esse tipo de cultura deve ser iniciada não somente com os colaboradores, mais também com seus superiores, pois por sua vez é onde a maior parte do assédio moral ocorre.


RESULTADOS
·         Após uma pesquisada realizada entre os colaboradores e os diretos foi observado que 83% dos entrevistados afirmam que o assédio moral foi reduzido e os outros 17% afirmam que pouca coisa mudou.
·         E no questionário foi perguntado se alguma vez, já assediaram moralmente alguém dentro ou fora da empresa 65% falaram que sim, o restante se dividiu em 20% talvez e 15% não.

Podemos dizer com base na pesquisa que são poucas as pessoas que não sabem o que é assédio moral e a maioria já a utilizou algum momento da sua rotina.
Foi passado para os diretores da SOLO RICO EMPREENDIMENTOS os resultados o obtidos com a pesquisas para que os mesmos façam um levantamento do trabalho aplicado e ver o grau de eficiência do projeto dentro da sua empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário