quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIVERSIDADES NAS ORGANIZAÇOES


A diversidade é uma fonte valiosa de inovação.



Políticas de diversidade têm impacto direto na performance da empresa. Quanto mais ampla é a variedade cultural, sexual, religiosa, etária e educacional dos funcionários, maiores as chances dessa organização ter bons resultados. A diversidade é uma fonte gratuita de inovação. Basta aproveitar as idéias que os empregados têm.
Vamos conhecer alguns benefícios que uma boa mistura pode trazer para um bom desempenho dentro das organizações.

DESENVOLVER A INTELIGENCIA CULTURAL
É preciso ter entendimento das culturas e nos ambientes mais distintos. Essa competência é cada vez mais exigida dentro das organizações.




REUNIR PESSOAS DIFERENTES

Na hora da contratação não escolher pessoas com o perfil igual ao seu, e sim buscar  pessoas com outros pontos de vista, outras vivências. “Quem traz pessoas diferentes para sua equipe tem mais chances de corrigir erros e enxergar outras soluções.”





Mantenha uma amostra da clientela na equipe


Se você tiver na equipe uma amostra da diversidade dos consumidores dos produtos de sua empresa, possivelmente terá mais facilidade para conhecer e atender suas necessidades e expectativas. “Quando há pessoas diferentes num time, há mais idéias e sugestões para impulsionar os negócios e satisfazer os clientes em várias partes do mundo”



Promova o respeito

Não basta reunir pessoas diferentes se suas opiniões e questionamentos não forem levados em consideração. Para superar os conflitos, que não são raros em ambientes em que há diversidade, é preciso colocar o respeito acima de tudo. “Ter pessoas diferentes numa equipe não significa ter diversidade. É necessário que suas contribuições sejam levadas em conta”,




Saia do seu mundinho

O primeiro passo para aprender com a diversidade é entrar em contato com pessoas diferentes de você. Aproveitar a diversidade que existe na cidade para aprender o novo e mudar “o pensamento”.




A diversidade como valor se fortalece com o movimento de responsabilidade social corporativa e é parte dos interesses da sociedade, contribuindo para a superação das desigualdades. É a busca de oportunidades iguais e de respeito à dignidade de todas as pessoas.

Combater o preconceito, trabalhar para eliminar a desigualdade e incentivar a diversidade nas empresas são posturas éticas e de responsabilidade social. Fazem parte de um princípio básico de cidadania, que visa assegurar a cada indivíduo condições para desenvolver plenamente suas aptidões, talentos e potencialidades. Com isso, as oportunidades e as chances de trabalho se equiparam e os diferentes se tornam iguais em potencialidades.

As diferenças em termos de raça, etnia, sexo, pessoas com deficiência, classe social, nível educacional, cultural e demais sujeitos que fujam da norma convencional, geram ainda resistência e preconceitos.
Valorizar a diversidade é um diferencial, é algo que torna a empresa competitiva e humana. As pessoas fazem e são as empresas. Aceitar, constatar e respeitar as diferenças não é suficiente, é preciso valorizar–las.




quarta-feira, 30 de maio de 2012

ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS ADOTADAS PELAS ORGANIZAÇÕES PARA INFLUENCIAR NO TRABALHO


A motivação é uma força de cada pessoa, pois ninguém pode motivar ninguém. Porem, passa a ser entendida como um comportamento único e natural e vem da importância que cada um dá ao serviço. Podemos dizer então que motivação é a vontade de satisfazer seus desejos e suas necessidades.
Segundo, Abraham Maslow o homem se motiva quando as cincos categorias de necessidades são supridas:


O individuo se move para o topo da hierarquia, esta teoria sugere que embora jamais uma necessidade possa ser satisfeita por completa. Porem, de acordo com a teoria de Maslow, para motivar alguém é preciso saber em que nível da pirâmide a pessoa se encontra no momento e focar a satisfação naquele nível ou no patamar superior.
Tal pratica motivacional tem o objetivo de tornar o ambiente interno de trabalho mais agradável, incentivando os membros a atingir suas metas com satisfação, da realização pessoal, bem-estar, autoestima, eficiência e eficácia.



Nós da NOVVA CONSULTORIA, desenvolvemos um projeto que usa como pratica um plano de recompensa/incentivo, onde a empresa poderá premiar membros que tenham melhor desempenho em suas atividades e também por meio de reconhecimento, onde o diretor fica sabendo do esforço e dedicação do seu colaborador. Com isso os mesmos são motivados pelas necessidades de receber um tratamento equitativo.Por fim pode dizer que a motivação é um fator importante para o ambiente interno das organizações, pois é uma ferramenta que estimula, incentiva ou provoca algum tipo de mudança no comportamento humano.


domingo, 27 de maio de 2012

ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS – Lojas Online se tornam indispensáveis para grandes empresas no cenário atual.



Atualmente vivemos no mundo em que tudo é rápido e pratico, as informações acontecem simultaneamente, independentemente do lugar do mundo tenha ocorrido, tudo isso decorrente do século passado, da grande mudança que tivemos chamada Globalização, trazendo com ela gigantes avanços tecnológicos.
     Devido há grande competitividade mundial existente, as grandes empresas passaram a explorar esses avanços tecnológicos, criando as famosas “Organizações Virtuais”,  ultrapassando as fronteiras geográficas, temporais e culturais, vendo nelas um novo modelo de negócio, incrementando assim seus ganhos, se diferenciando dos demais concorrentes.
     Pensando em atuais e futuros clientes a NOVVA CONSULTORIA elaborou uma pesquisa em âmbito nacional, um ranking  das 20 maiores empresas virtuais de varejo.Abaixo estão as famosas “Lojas Online”,ordenadas pelo total de visitas
:


Site
Ranking
Americanas
SubMarino
Saraiva
NETSHOES
Magazine Luiza
10º
11º
12º
13º
14º
15º
16º
17º
18º
19º
20º

     A lista acima mostra muito bem o cenário do negócio online no Brasil, deixa muito claro que o universo das empresas via internet não é tão diferente do convencional e que é definitivamente essencial e que todas as grandes empresas físicas utilizam essa ferramenta. 
Mostra que esse tipo de negocio daqui certo tempo vai se tornar indispensável para qualquer empresa, sendo ela pequena ou grande, pois, os consumidores estão deixando de comprar em lojas físicas para comprar na Internet, devido a comodidade  para pesquisar e ainda receberem em casa os seus produtos.


TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE.


        Pode parecer que não existe muita diferença entre grupo e equipe, mas há, primeiro vamos a definição dos dois.

       No grupo, pessoas trabalham para alcançar um mesmo objetivo, com metas individuais especificas, e com uma responsabilidade individual e pessoal. Querendo ou não isso traz um clima de rivalidade, pois em uma equipe não existe sinergia e os colaboradores não se sentem a vontade para expressar ideias e dar sugestões, com isso algumas pessoas passam a achar que são mais importantes para a empresa do que as outras, gerando um clima ruim no ambiente de trabalho e não trazendo os resultados esperados pela empresa.

      Já em uma equipe, as pessoas buscam os mesmos objetivos, com funções e metas individuais bem especificas, buscando o sucesso de todos, sabem que são importantes para a organização, e estão comprometidos com o crescimento e sucesso da empresa em que trabalham, existe sinergia entre as pessoas, possibilitando a comunicação entre todos da equipe sem exceção, dando liberdade e espaço para a criatividade dos membros, gerando um clima positivo trazendo um ótimo resultado e comprometimento.

      As empresas querem e necessitam criar equipes de trabalho, pois cria uma sintonia enorme entre seus colaboradores, gerando motivação e consequentemente melhores resultados, tanto para a organização quanto para seus funcionários.

sábado, 26 de maio de 2012

INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA ORGANIZACIONAL


Como podemos observar cada individuo se comporta de uma maneira nas organizações e para obter satisfação no trabalho, entram em ação alguns conjuntos de sentimentos que cada pessoa possui que podem ser introvertida ou extrovertida, racionais ou emocionais, agitadas ou agressivas, calma e passiva e etc... E elas também têm algumas personalidades que pode ser entendida como a soma total da forma e/ou maneira que cada pessoa reage e interage com os demais.







Eficiência: Fazer certo as coisas, é o meio para se atingir os resultados, é uma atividade ou aquilo que se faz.
Eficácia: Fazer a coisa certa, trazer o resultado, o objetivo, isto é, sua missão.

 Para que se alcancem os objetivos comuns às pessoas devem se agrupar para formar organizações, porem na medida em que a organização cresce e mais colaboradores começam a fazer parte do mesmo e com isso eles trazem seus objetivos individuais, fazendo assim com que se distancie dos objetivos organizacionais. Quando esse tipo de relação acontece faz com que o relacionamento entre os indivíduos fique tenso, impedindo ou cortando de uma vez o objetivo do outro.
Comportamento criado pela satisfação e motivação dos colaboradores, resulta em eficiência organizacional, já ao contrario disso essa eficiência é comprometida.
  

terça-feira, 22 de maio de 2012

ASSÉDIO MORAL



É a exposição dos seus colaboradores a situações constrangedoras durante a jornada de trabalho, ao contrario do que pensam o assédio moral não acontece apenas do chefe para um subordinado, mas também ocorre de um colega para outra sendo eles da mesma equipe. Isso acontece por causa de aumento salarial e/ou melhor, avaliação de desempenho. Onde também pode ocorrer é através de ameaças de não oferecer ou atrasar informação relevantes para um bom desempenho do trabalho.

Considerando isso nós da empresa NOVVA CONSULTORIA elaboramos um projeta para a empresa SOLO RICO EMPREENDIMENTOS, situada em São Paulo. O projeto foi realizado de uma forma preventiva, primeiro foi feito uma revisão no código de ética interna e com isso foi feito uma politica de conscientização com palestras, cartilha informativa e alguns folhetos com algumas dicas para que se evite o assédio moral. E por ultimo enfatizamos no código de ética sobre as regras e punições para quem desrespeitar o que o mesmo pede e com foco na questão do RESPEITO com o seu colega. Esse tipo de cultura deve ser iniciada não somente com os colaboradores, mais também com seus superiores, pois por sua vez é onde a maior parte do assédio moral ocorre.


RESULTADOS
·         Após uma pesquisada realizada entre os colaboradores e os diretos foi observado que 83% dos entrevistados afirmam que o assédio moral foi reduzido e os outros 17% afirmam que pouca coisa mudou.
·         E no questionário foi perguntado se alguma vez, já assediaram moralmente alguém dentro ou fora da empresa 65% falaram que sim, o restante se dividiu em 20% talvez e 15% não.

Podemos dizer com base na pesquisa que são poucas as pessoas que não sabem o que é assédio moral e a maioria já a utilizou algum momento da sua rotina.
Foi passado para os diretores da SOLO RICO EMPREENDIMENTOS os resultados o obtidos com a pesquisas para que os mesmos façam um levantamento do trabalho aplicado e ver o grau de eficiência do projeto dentro da sua empresa.


domingo, 20 de maio de 2012

O EXECUTIVO NO SEU COTIDIANO




Com o objetivo de descrever o estilo de trabalho do executivo dentro do cotidiano e apresentar as características fundamentais de revelar aspectos do trabalho com estudos que vão além dos contextos, tais como o tempo na elaboração na definição de metas, frequência de contatos informais, tempo de atendimento telefônico e até mesmo lazer em prol de melhor desempenho no ambiente de trabalho.
A consultoria NOVVA Consultoria tem por objetivo contribuir no desenvolvimento desse profissional. Esta é uma visão que enfatiza a organização, pois atribui capacidade própria do homem a uma construção social. 
As organizações existem para atingir objetivos, alguém precisa definir estes objetivos e as possíveis formas de alcança-los, o executivo e esse alguém. Eles realizam hoje a principal função no planejamento de metas das organizações, estabelecem estratégias, tomam decisões alocam recurso e dirigem as atividades de outros com intuito de atingir determinados objetivos. Portanto, dentro dessa abordagem o que fundamentalmente um executivo precisa realizar é Planejar, organizar, liderar e controlar.
No inicio do século XX, um industrial francês chamado Henri Fayol escreveu que todos executivos realizavam cinco funções gerencias: planejavam, organizavam, comandavam, coordenavam e controlavam. Hoje, essas tarefas foram condensadas em quatro: planejamento, organização, liderança e controle.
Portanto, dentro dessa abordagem o que fundamentalmente um executivo precisa realizar e praticar por meios de suas habilidades.
 Habilidades Técnica; Engloba a capacidade de aplicação de conhecimento ou especialidade especifica.
Habilidade Humana; É a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as motivando-as, tanto individualmente como em grupos.

A principal característica da NOVVA Consultoria está relacionada à habilidade de desenvolver times, escolher, treinar e orientar os telentos. 
 
A vida livre é mais rica justamente no trabalho pensando nisso com o objetivo despertar qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, devolvemos o “tempo livre” cuja principal objetivo e desenvolver no profissional a necessidade de viver bem.








SATISFAÇÃO NO TRABALHO?


A Satisfação é uma resposta, é um reflexo emocional a todas as tarefas realizadas na empresa, assim como também ás condições físicas e sociais do local de trabalho, podendo ela ser positiva ou negativa. Ela é uma função da relação percebida entre o que o funcionário quer de seu trabalho e o que ele realmente percebe que está obtendo.


Saber qual o nível de satisfação de seus colaboradores  é essencial para uma empresa conseguir alcançar suas metas e objetivos, pois  funcionários desmotivados só atrapalham o crescimento e o desenvolvimento da empresa.
Pensando nisso em um dos seus últimos serviços realizados a NOVVA CONSULTORIA desenvolveu na cidade de SB. Do Campo, na empresa AG Auto Peças, com cerca de 100 colaboradores, um estudo muito aprofundado, onde ficou constatado  o nível de satisfação de seus funcionários e o que acarretava esse nível no comportamento, no dia-a-dia das pessoas e principalmente a evidencia de perda na produtividade.
Tudo isso foi obtido através de uma pesquisa elabora com os 100 funcionários que lá estavam. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, contendo algumas questões elaboradas pelos nossos pesquisadores.


RESULTADOS
·    A maioria (70%)  consideram que não há conflitos na equipe de trabalho;

·    Boa parte dos funcionários (63%) considera que o reconhecimento o fator mais importante, 27% salário e 10% as tarefas em geral;

·    Perguntados se eles se sentiam reconhecidos, 50% responderam que sim, já a outra metade variou entre não (23%) e raramente (27%).


Ficou apontado na pesquisa  que metade dos funcionários pesquisados não se sentem reconhecidos no seu trabalho, acham que o reconhecimento é essencial para a satisfação e que eles podem sim estarem insatisfeito mesmo ganhando um ótimo salário. E que tudo isso interfere substancialmente no comportamento e na produtividade de suas atividades.
Foi passado ao grupo de gestores da AG. Auto Peças todos os resultados obtidos com o estudo, juntamente com todas as informações necessárias para uma melhora na relação entre os funcionários, para que com isso os problemas relacionados há satisfação e o comportamento diminua em seu local de trabalho.