quinta-feira, 7 de junho de 2012

ORGANIZAÇÕES E OS CHOQUES CULTURAIS

A partir do momento em uma organização resolve expandir-se para outros países, torna-se imprescindível que a mesma conheça a cultura, costumes, crenças, leis, ambientes culturais, etc..., pois é através dessas informações que se encontra uma maneira melhor de comunicação, facilitando os futuros problemas que a organização venha a sofrer. Para que haja sucesso nesse processo a empresa terá de passar por ajustes e adaptações para desenvolver seus projetos e diminuir os impactos negativos.


O que mais vemos atualmente nas empresas são profissionais com culturas diversas em alguns casos isso pode ser bastante produtivo, seja como fornecedores, compradores ou entre departamentos.
A globalização das organizações tem como um dos principais desafios intensificar as relações inter-relação com pessoas de diferentes culturas. Isso de maneira bem estruturada trás excelentes benefícios para a empresa, pois a equipe  se torna ampla e a sua chance de crescimento se torna maior.
Empresas estrangeiras devem também ter conhecimento de como é a cultura e o comportamento de seus colaboradores para que consigam evitar choques culturais desastrosos, aprendendo a compreender as diferenças no momento em que impor regras aos seus colaboradores.
Para que essas mudanças sejam proveitosas, é necessário que antes da implantação da empresa em outros países seja feito um treinamento com atividades com os supervisores para que se desenvolvam uma visão intercultural, tradução de manuais, e que se tornem capacitados para o processo a ser desenvolvido pela mesma.


Os funcionários que irão ingressar em uma organização multinacional, também terão impactos quando se referir a cultura, a trabalhar em um ambiente com costumes diferentes, e serão obrigados a passarem por uma reestruturação de personalidade e que sem duvida os mesmos deverão se empenhar para que consigam se identificar com as características e mudanças da empresa, facilitando assim a convivência com os demais funcionários.
            Para que se evite esse choque cultural, a organização deverá ter uma visão ampla do território, buscando o aperfeiçoamento na comunicação. Estabelecendo assim uma relação referente a história, princípios, valores e valorização de seus colaboradores de forma equitativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário